segunda-feira, 28 de março de 2011

Crônicas - Rubem Braga

Rubem Braga (Cachoeiro De Itapemirim,12 de Janeiro de 1913-  Rio De Janeiro,19 deDezembro de 1990) foi um escritor  um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.
Iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul,de Cachoeiro de Itapemirim, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionlista deflagrada em São Paulo, na qual chega a ser preso. Transferindo-se para Recife, dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. Nesta cidade, fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho, e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira).
 Rubem Braga fez diversas viagens ao exterior, onde desempenhou função diplomática em Rabat, a capital do Marrocos, atuando também como correspon­dente de jornais brasileiros. Após seu regresso, exerceu o jornalismo em várias cidades do país, fixando domicílio no Rio de Janeiro, onde escreveu crônicas e críticas literárias para o Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão. Sua vida como jornalista registra a colaboração em inúmeros perió­dicos, além da participação em várias antologias,entre elas a Antologia dos Poetas Contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário