domingo, 15 de maio de 2011

Poema:


Características:Um poema é composto de vários versos e estrofes.Os poemas têm elementos sonoros importantes, como métrica, ritmo e rima, justamente porque eram acompanhados de música e dela guardam esses elementos.
 Geralmente, o poema apresenta-se em verso. O primeiro a fazer será a análise métrica do poema, com inclusão de um comentário sobre todos os aspectos métricos: versos, pausas, acentos, rimas e estrofes. É preciso ter em conta que alguns poemas não apresentam uma métrica tradicional, masverso livre, o qual não responde a nenhum dos aspectos métricos citados.
 No verso,  indica-se o  nome, classificação e origem, ( por exemplo: o verso alexandrino é um verso de arte maior, composto por versos heptassílabos, de origem  medieval). As pausas finais são as que marcam  verdadeiramente o verso, por isso se deve também fazer referência. Pode-se fazer ainda alusão aos ritmos presentes no poema. A rima é outro aspecto formal importante, não esquecer de assinalar o tipo e o esquema rimático.

Definição de Poema:
Poema é uma obra literária que é apresentada no formato de versos.  Um poema pode ser a respeito de vários temas, porém os mais comuns são: amor, valorização da natureza, tema épico, feito heróico, etc.A
 pessoa que se dedica à criação de poemas denomina-se poeta (masculino) ou poetisa (feminino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário